Das Finalidades

O Ensino Fundamental  tem como finalidade que os alunos desenvolvam suas capacidades utilizando os conteúdos necessários para constituir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas e consolidadas.

Dos Objetivos

O Ensino Fundamental terá por objetivo a formação básica do educando, mediante:

– o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
– a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
– o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
– o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Para garantir o aprendizado e o desenvolvimento das capacidades será considerado que nem todos os alunos aprendem da mesma maneira, ou seja, com a mesma rapidez e facilidade exigindo uma atenção individual por parte dos professores, para que todos os alunos sejam respeitados em sua individualidade e possam se integrar no processo de aprender da melhor forma possível.

Principais Metas

– Instituir em 100% o ensino fundamental que ofereça ao aluno aprendizagem necessária para continuar sem dificuldade estudos posteriores.
– Garantir em 90% o conhecimento e a socialização dos alunos.
– Estimular a produção de textos em 90%.
– Desenvolverem 90% a capacidade dos alunos de resolver problemas.
– Preparar em 90% os alunos para a utilização de recursos tecnológicos, respeito ao próprio e ao meio ambiente, como preparo para o exercício da cidadania.

Horários de funcionamento

O Colégio Primo Tapia está organizado em dois turnos diurnos:

Educação Infantil
Manhã – 7:40hs às 11:50hs
Tarde – 13:00hs às 17:10hs

Ensino Fundamental I – 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano.
Manhã – 7:30hs às 11:50hs
Tarde – 13:00hs às 17:20hs

Ensino Fundamental II– 6º Ano, 7º Ano, 8º Ano e 9º Ano.
Manhã – 7:20hs às 12:45hs

Organização Curricular

A organização curricular será em séries anuais. Com duração de 9 anos, o Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) viabiliza a promoção à série seguinte na forma de progressão regular por ano.

A organização curricular deve guiar uma escolaridade que assegure aos nossos alunos a constituição de conhecimentos e habilidades imprescindíveis à compreensão da realidade e formação básica comum, indispensáveis para o exercício da cidadania e progredir em estudos posteriores e no trabalho.

Buscamos diretrizes na Lei 9394/96 que nortearam o currículo de forma a assegurar:

– O fortalecimento dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca;
– A compreensão dos valores em que se fundamenta a sociedade;
– A vivência da cidadania;
– Os valores fundamentais ao interesse social;
– A orientação para o trabalho;
– Reconhecimento e valorização do conhecimento do aluno;
– A aprendizagem respeitando o ritmo da cada aluno;
– A forma de expressão e comunicação das idéias, utilizando as diversas formas de linguagens.

O desenvolvimento do currículo, organicamente estruturado para o conjunto de nove anos, garantirá uma sucessão de conhecimentos de diferentes disciplinas entre os conteúdos selecionados, favorecendo aos alunos a construção de representações sobre os que estudam.

A Base Nacional Comum do Currículo abrange os seguintes componentes:

Língua Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Ciências
Educação Artística
Educação Física

A Parte Diversificada do Currículo tem como componente:

Inglês
Espanhol
Desenho Geométrico
Redação

Verificação do Rendimento Escolar

Avaliação

A verificação do regimento escolar se dará por meio de instrumentos variados e busca o grau de progresso do aluno em cada conteúdo e o levantamento de suas dificuldades visando à sua recuperação.
A avaliação do aproveitamento deverá incidir sobre o desempenho do aluno nas diferentes experiências de aprendizagem, levando em consideração os objetivos visados.
A avaliação será considerada como elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino.
Na avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno deverá ser observada a norma da preponderância dos aspectos qualitativos do aproveitamento sobre os quantitativos.
Para a verificação do rendimento escolar serão utilizados os seguintes instrumentos: provas escritas, provas objetivas, provas de associação e de relacionar, trabalhos, pesquisas, tarefas realizadas em casa e livros para leitura.

Promoção

No Ensino Fundamental, as sínteses bimestrais dos resultados da avaliação do aproveitamento serão expressas em notas, na escala de 0 (zero) a 10 (dez) inteiras, graduadas de 0,1 (um) em 0,1 (um) décimos.
Os resultados da avaliação do aproveitamento por componente curricular deverão ser sistematicamente registrados e sintetizados em uma única média, bimestralmente enviada à secretaria da escola e comunicada aos alunos, pais ou responsáveis.
No Ensino Fundamental será considerado promovido para série subseqüente ou concluinte de curso, o aluno que obtiver em cada componente curricular média final igual ou superior a 6,0 (seis inteiros).
Serão admitidas frações decimais, apenas nas sínteses ou médias finais.
O aluno com média final inferior a 6,0 (seis inteiros), independentemente do número de componentes ou mínimo de média, será submetido à apreciação do Conselho de Classe que decidirá sobre sua promoção ou manutenção na série.

Os critérios de avaliação utilizados pelo conselho de classe será:
– Boa conduta em sala de aula;
– Execução de tarefas solicitadas no prazo adequado;
– Interesse pelos assuntos estudados;
– Assiduidade.

Ao aluno promovido pelo Conselho de Classe será atribuído média final igual a 6,0 (inteiros) em cada componente curricular analisado, expressando assim o resultado de promoção. Na Educação Física, além de acompanhar o desempenho do aluno nas diversas dimensões do conteúdo, vão propiciar as intervenções adequadas às reais necessidades do aluno.
Ao término do período letivo será atribuído ao aluno, por componente curricular, uma média final resultante da somatória das médias bimestrais, divididas por números de bimestres, utilizando-se, portanto, média aritmética para obtenção da síntese final do rendimento escolar.
Os alunos com defasagem de idade/ano poderão, a critério da escola, acelerar os estudos, mediante aulas de reforço em período diverso daquele que frequenta.

Retenção

Será considerado retido, ao final do período letivo, o aluno que obtiver média final inferior a 6,0 (seis inteiros) em qualquer componente curricular, e frequência inferior a 75% do total de horas letivas.

Recuperação

Os alunos com média inferior a 6,0 (seis inteiros) em qualquer componente curricular, serão submetidos à recuperação paralela bimestralmente, e os resultados serão incorporados nos resultados do bimestre em curso.
A recuperação, parte integrante do processo de construção do conhecimento deve ser entendida como orientação contínua de estudos e criação de novas situações de aprendizagem.

A recuperação será garantida de forma:
– contínua, como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem no desenvolvimento das aulas regulares ;

– paralela, ao longo do ano letivo:
a- em horário diverso às aulas regulares, com acompanhamento de professor especialmente designado pelo diretor de escola; ou
b- sob a forma de orientação de estudos, caso a criança não tenha como comparecer à escola em horário diverso das atividades normais, levando para casa atividades / exercícios de complementação onde apresentou dificuldades sendo reservado horário que antecede o início das aulas para atendimento pelo professor, como mais uma oportunidade de aprendizagem .

Adaptação

Inglês é o único componente que poderá ter processo de adaptação, em se tratando de aluno transferido, já que é ministrado a partir do 1º Ano. Neste caso o professor da disciplina, através de orientação de estudos, propiciará durante as próprias aulas de inglês que o aluno resolva as suas defasagens.

O Colégio Primo Tapia disponibiliza o horário integral aos seus alunos.


Colégio Primo Tapia

Unidade I – Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Rua Domingos da Fonseca, 300 – Parque da Mooca – 03125-040 – São Paulo – SP
Tels: 2274-3352, 2591-2002 ou 2274-3936.
Ponto de referência: Atrás do Clube Juventus da Mooca.

Unidade II – Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II
Rua Comendador Roberto Ugolini, 452 – Parque da Mooca – 03125-010 – São Paulo – SP
Tels: 2061-4166, 3637-9040.
Ponto de referência: Atrás do Clube Juventus da Mooca.

E-mail: primotapia@colegioprimotapia.com

Aguardamos a sua visita ao Colégio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *