2005 – 2019: A Informática Educativa no Colégio Primo Tapia.

A Tecnologia e a Informática hoje são onipresentes em diversos aspectos de nossas vidas. Os conhecimentos de Informática são importantes para a vida na sociedade contemporânea. Através de um Celular, as pessoas se conectam a tudo que está à sua volta, pesquisando, assistindo, comprando, jogando, relacionando-se, aprendendo, investindo, entre outras atividades.

O contato das crianças com recursos tecnológicos, já na Educação Infantil, é defendido pelo Ministério da Educação desde a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Contando também na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, sendo orientado uma abordagem de temas de Tecnologia e Informática, de forma transversal em todas as áreas do conhecimento e componentes curriculares.

O currículo de Informática Educativa no Colégio Primo Tapia mescla diversos elementos dos seguintes currículos:
– BNCC (Base Nacional Comum Curricular), competências gerais e as habilidades;
– SBC (Sociedade Brasileira de Computação), diretrizes para o ensino de Computação na Educação Básica;
– CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), etapas da Educação e eixos principais do currículo. O CIEB inspirou-se nos seguintes currículos internacionais: currículo de Tecnologia da Austrália, currículo de Computação do Reino Unido (National Curriculum for Computing) e currículo NGSS (Next Generation Science Standards) dos Estados Unidos da América;
– Cidade Escola Ayni em Guaporé-RS e Projeto Âncora em Cótia (referências Nacionais e Mundiais em Educação Inovadora): práticas pedagógicas.
– Fundamentos da Pedagogia Científica desenvolvida por Maria Montessori (três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz).

Quatro eixos principais orientam o Currículo de Informática Educativa: Letramento Digital, Tecnologia Digital, Pensamento Computacional e Educação Socioemocional.
Nesses eixos destacam-se: Cidadania Digital, Tecnologia e Sociedade, Cultura Digital, Hardware e Software, Lógica de Programação, Autoconhecimento e Ensino Personalizado.

A inclusão da Informática na Educação Básica, além de seguir tendências internacionais, tem o intuito de contribuir para que os jovens se engajem na produção de tecnologia de modo responsável, que aprendam desde cedo os conceitos, mecanismos e implicações desta área, tornando-se críticos em relação aos produtos tecnológicos que consomem e que possam atuar criticamente enquanto cidadãos. A Computação provê conhecimentos sobre o mundo digital e também sobre estratégias para resolver problemas complexos.

O uso orientado e correto das Tecnologias favorece a emancipação e a proatividade dos estudantes, desenvolvendo a autonomia para tomada de decisões, ampliando o protagonismo, e facilitando a inserção em uma sociedade cada vez mais tecnológica.

Com 22 anos de experiência como Educador, 14 desses dedicados ao Colégio Primo Tapia, o Professor Marcelo Barreto é o responsável pela Informática Educativa, ministrando aulas na Educação Infantil (Maternal, Jardim I e Jardim II) e Ensino Fundamental I (do 1º Ano ao 5º Ano), totalizando atualmente 22 turmas com 280 alunos.

Suas formações incluem Administração, Processamento de Dados, Pedagogia e Especialidades em Informática Educativa e Educação Infantil, além de participações constantes em Cursos e Congressos na área Educativa. Mais Informações em: https://goo.gl/DR3oYh.

Ajudar a desenvolver todos os potenciais da criança, esse é o foco durante as aulas de Informática Educativa. “Não há limite para a aprendizagem”.

Clique aqui para ver o álbum de Fotos completo.

Categorias: Atividades